Kefir é uma cultura de leveduras e bactérias de ácido láctico que, num período de mais ou menos 24 horas, multiplicam-se e fermentam os açúcares do leite.
De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa “sentir-se bem” depois de comer. As bactérias transformam a lactose em ácido láctico, por isso ele possui gosto azedo como o iogurte.
O kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e peptídeos que contribuem para a saúde.
🥛Por que consumir kefir?
1. Kefir é um probiótico mais poderoso do que o iogurte.
Ele contém cerca de 30 microrganismos diferentes, tornando-se uma fonte de probióticos mais potente do que outros produtos lácteos fermentados.
2. Propriedades antibacterianas potentes.
O Kefir contém o probiótico Lactobacillus kefiri e o kefiran que podem nos proteger contra bactérias nocivas.
3. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose.
O kefir feito a partir de laticínios é uma excelente fonte de cálcio e vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea.
4. Os probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos.
Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia e podem ajudar em todos os tipos de problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável (IBS), úlceras causadas por infecção por H. pylori, e vários outros.
5. O kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose
As bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas.
Além de consumir o kefir como bebida, você pode preparar várias receitas doces e salgadas usando este probiótico. 🍶