Intestino – Ele vai muito além do que imaginamos

Médicos acreditam cada vez mais que o nosso sistema digestivo vai muito além de processar os alimentos que ingerimos.

Se fizessem a seguinte pergunta para você: Qual órgão do nosso corpo tem mais neurônios que a espinha dorsal? Certamente o intestino não viria como uma opção, mas trata-se dele – justamente, por isso, é considerado “nosso segundo cérebro”.

Esse cérebro independente em nosso abdômen junto com a sua complexa comunidade de microorganismos influi diretamente no nosso bem-estar geral.

Além de neurônios, o intestino aloja trilhões de bactérias cruciais para o funcionamento do nosso organismo. Os neurônios intestinais chamam a atenção pela sua habilidade na produção de serotonina, molécula capaz de levar a sensação de bem-estar.

De acordo com o médico endocrinologista Filippo Pedrinola, “O nervo vago é uma via de mão dupla, assim como nosso cérebro manda informações para o intestino, ele também manda mensagens para a nossa massa cinzenta. É por isso que, diante de estresse e ansiedade, podemos sentir frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro”.

A microbiota intestinal tem um papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia na digestão dos alimentos e na manutenção da nossa saúde, e acabam prosperando ainda mais com diferentes tipos de comidas que ingerimos, assim o microbioma intestinal melhora com uma dieta diversificada.

Mudanças na flora intestinal podem repercutir diretamente no cérebro Se descuidarmos com o intestino, pode sobrar até para a nossa cabeça.

O desequilíbrio de bactérias, com o aumento das consideradas ruins, acaba acarretando na mudança no perfil das substâncias fabricadas pela flora intestinal, gerando uma certa retaliação do nosso cérebro e sistema imunológico, abrindo espaço para desarranjos e diarreias. Essas bactérias “ruins” em excesso podem dificultar a liberação de serotonina pelo intestino, acarretando em mau humor, desânimo e até na depressão.

Manter uma dieta equilibrada é o primeiro ponto de partida para uma saúde digestiva. Invista nas fibras acompanhadas, sempre, de bastante hidratação.

Todos os pães ALECA possuem um alto teor de fibras, com destaque para  o Pão Tradicional sem Sementes, o Pão de Cacau e Especiarias e os incríveis Pães de Hambúrguer, que têm o psyllium como um dos ingredientes.

Gostou das Informações de hoje? Então se inscreva na nossa newsletter para receber todas as nossas novidades!