Dietas Low Carb e Cetogênica – o que saber para poder escolher?

dieta cetôgenica, dieta low carb, aleca

Com tantas opções de dietas disponíveis atualmente pode ficar difícil entender qual a proposta de cada uma e qual delas melhor se encaixa ao objetivo, rotina e bem-estar de quem pretende emagrecer. Entre as opções mais procuradas por quem busca perder peso estão as dietas cetogênica e a low carb. Como as duas se baseiam no consumo reduzido de carboidratos para diminuir os ponteiros da balança, é mais complicado compreender quais as diferenças e benefícios de uma e outra. Para ajudar você a conhecer melhor as duas dietas e poder fazer sua escolha, preparamos este artigo. Confira! 

As duas dietas são muito parecidas, mas guardam diferenças entre si, principalmente no que diz respeito à quantidade de carboidratos permitidas. 

Dieta Cetogênica 

Ela leva esse nome por induzir o corpo à cetose, ou seja, quando o principal combustível energético passa a ser a gordura e não a glicose que vem dos carboidratos. Isso acontece porque ela limita a ingestão de carboidratos líquidos de 20g a 50g por dia, e eleva a ingestão de gorduras saudáveis.

Dadas as restrições impostas pela dieta, as pessoas que a seguem encontram maneiras de sentir menos fome e saciar-se comendo muito peixe, ovos, laticínios, carne, manteiga, óleos e vegetais com baixo teor de carboidratos, como brócolis e espinafre. 

O que a dieta permite consumir? 

Entre os alimentos permitidos pela dieta estão óleos vegetais, castanhas, gorduras boas como azeites, banha de porco, óleo de coco e manteiga, toucinho, coco, abacate, legumes de baixo amido, verduras, ovos, carnes (boi, porco, frango, peixe e frutos do mar). Bebidas como água, café e chás sem adoçar, ervas, condimentos e especiarias. 

 

Dieta Low Carb 

A dieta low carb é considerada um estilo de vida, onde é restringido (não proibido) o consumo de carboidratos. Nela, é priorizado o consumo dos considerados “carboidratos bons” de absorção lenta no organismo e em quantidades controladas que vai depender do seu biotipo, gênero e estilo de vida mas, em média, chega a cerca de 120g por dia. 

Como consequência dessas mudanças de hábitos com relação aos carboidratos, ocorre a perda de peso, saciedade por mais tempo, redução nos níveis de insulina, aumento nos níveis de colesterol bom (HDL), etc. 

O que a dieta permite consumir? 

Por restringir especificamente o consumo de carboidratos, a dieta Low Carb permite aos adeptos o consumo de ovos, carnes (vaca, frango, porco, cordeiro, peixes e frutos do mar), queijos, legumes (brócolis, couve, couve flor, berinjela, pepino, pimentão, aspargo), frutas (tomate, coco, morango, kiwi, abacate, limão), oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas), gorduras (azeite, óleo de coco, manteiga), bebidas (água, café, chá, leite de coco), ervas, condimentos e especiarias. Pães  feitos com farinhas permitidas na dieta como os pães Aleca que são produzidos apenas com oleaginosas, sementes e ovos. 

Agora que você já sabe a diferença entre as duas dietas, já pode escolher qual delas melhor se adequa aos seus objetivos, biotipo e estilo de vida. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais, assim você não perderá nenhuma dica e ficará sempre por dentro de todas as novidades. Até a próxima.