Alimentar-se bem é essencial para a saúde, bem-estar e também contribui para o emagrecimento. Por isso, centenas de médicos e nutricionistas recomendam uma alimentação baseada em comida de verdade como aliada para quem busca uma vida mais equilibrada.
O termo low carb tornou-se comum nos últimos anos e está de acordo com este conceito. Seguir uma dieta low carb significa diminuir a ingestão de carboidratos, principalmente os refinados, que pode ser feita por motivos terapêuticos e, também, com o objetivo de alcançar um emagrecimento saudável.
Segundo a nutricionista Adriana Lauffer, numa alimentação convencional, cerca de 50% do que é ingerido são carboidratos. Em low carb, propõe-se que este macronutriente componha entre 45% e 5% da alimentação. “Permanecem gorduras saudáveis, proteínas e alimentos com baixa quantidade de carboidratos.”
Os benefícios deste tipo de dieta incluem:
- Aumento da saciedade
- Perda de peso rápida e saudável
- Prevenção de diabetes, resistência à insulina e esteatose hepática
- Diminuição da compulsão por doces
- Redução de riscos de doenças cardíacas, diabetes, etc.
- Diminuição da inflamação no organismo como consequência de uma alimentação limpa, livre de ultraprocessados, conservantes e aditivos químicos
No entanto, cada organismo reage de uma forma, sendo imprescindível acompanhamento médico ou nutricional para seguir uma dieta low carb.
Quais alimentos entram nessa categoria
- Frutas com baixo teor de açúcar como abacate, limão, coco, frutas vermelhas (morango, mirtilo, cranberry)
- Proteínas: ovos, carnes e peixes
- Gorduras boas como azeite, manteiga e óleo de coco
- Vegetais de baixo amido como abobrinha, couve-flor, berinjela, couve, aspargos, agrião, pimentão, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface. Cogumelos também são bem-vindos!
- Oleaginosas
- Pães low carb Aleca
Como identificar produtos low carb
Produtos low carb não contém aditivos químicos, conservantes artificiais, açúcares, óleos vegetais ou qualquer tipo de amido.
Siga estas dicas e faça boas escolhas:
- Verifique se o produto é certificado pela Associação Brasileira Low Carb (ABCL);
- Leia atentamente a lista de ingredientes e veja se atende às recomendações de uma dieta low carb e se você reconhece cada um deles. Fuja de nomes impronunciáveis;
- Cuidado com as pegadinhas do açúcar disfarçado com outros nomes;
- Leia a tabela nutricional e a quantidade de carboidratos por porção com muita atenção;
- Comida de verdade tem vida curta. Quanto maior a vida de um alimento embalado em temperatura ambiente, mais aditivos químicos e conservantes ele contém.
Gostou do conteúdo? Nós, da Aleca, produzimos artesanalmente o verdadeiro pão low carb, seguindo o conceito de comida de verdade e atendendo aos mais diversos públicos:
- Adeptos de dietas low carb/ cetogênica/ paleo;
- Diabéticos;
- Celíacos e intolerantes ao glúten/lactose/soja;
- Amantes da comida de verdade;
- Apaixonados pelo sabor do pão ALECA.
Experimente você também! Clique aqui e conheça as nossas opções.